Curcuma - Não tome antes de ler isto!

Curcuma - Não tome antes de ler isto!
A sua coloração bem viva demonstra a alta concentração dos seus pigmentos e são esses pigmentos, chamados de curcuminóides, que oferecem as propriedades terapêuticas tão estudadas nos últimos anos. Há milénios que é utilizada na medicina tradicional chinesa e Ayurvédica (que procura a harmonia entre o corpo, a mente e a alma) e como condimento na preparação de alimentos, sobretudo na Ásia. Já existem centenas de estudos científicos sobre o princípio ativo da curcuma, a curcumina, responsável pelos tão falados benefícios terapêuticos. 
Neste artigo vamos apresentar 5 principais benefícios da curcuma:

1. Tratar a inflamação crónica
Foi demonstrado que a curcumina tem um forte poder anti-inflamatório. Por exemplo, no tratamento da artrite (inflamação das articulações), foram verificadas grandes melhorias nos pacientes que tomaram curcumina, em alguns casos com melhores resultados do que com os medicamentos de farmácia.

2. Combate dos radicais livres
Os radicais livres são responsáveis pela oxidação das células e tecidos do corpo humano muitas vezes causado pelo stresse e a poluição e é por isso muito importante que o seu número seja mantido baixo. É por isso que se fala tanto nos benefícios dos antioxidantes pois eles protegem o corpo dos radicais livres minimizando os seus efeitos negativos. A curcumina não só é um potente antioxidante natural como também estimula as atividades das enzimas antioxidantes do organismo.

3. Prevenir doenças cerebrais
Até há poucas décadas acreditava-se que as células dos cérebro não se multiplicavam a partir de uma certa idade. Hoje sabe-se com base em diversos estudos científicos que o cérebro mantém a sua capacidade regenerativa durante toda a vida. Um dos principais condutores desse processo de regeneração é o "Fator neurotrófico derivado do cérebro" (em inglês DBNF), uma proteína de crescimento. Muitos distúrbios cerebrais com a Depressão ou a doença de Alzheimer estão relacionados com baixos níveis dessa proteína. Estudos mostraram que a curcumina pode fazer aumentar os níveis da referida proteína, prevenindo ou mesmo revertendo algumas doenças cerebrais e degenerativas.

4. Prevenir Doenças Cardiovaculares
As doenças cardiovasculares são das principais causas de morte em todo o mundo. A curcumina pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares atuando sobre o endotélio, a camada fina de tecido epitelial que reveste a parede interna de todos os vasos sanguíneos. Ora sendo a disfunção endotelial uma das principais causa das doenças cardíacas, estudos revelam que a curcumina pode apresentar claras melhorias da função endotelial.

5. Prevenir e tratar o Cancro
Também baseado em estudos científicos, foi verificado que a curcumina pode atuar sobre as células cancerígenas evitando o seu crescimento e disseminação. Os resultados são tão promissores que é possível que a curcumina concentrada possa vir a ser usada pelas instituições de doenças oncológicas.

Agora que já sabe dos principais benefícios da curcuma e do seu princípio ativo, a curcumina, seguem algumas recomendações sobre a sua toma:

Como já mencionámos, inúmeros estudos científicos têm sido desenvolvidos sobre os benefícios da curcumina. Ora, alguns desses estudos revelaram que a curcumina, não é devidamente absorvida pelo organismo se tomada sozinha. Por isso, para que os efeitos benéficos da curcuma sejam realmente aplicados, ela deve ser tomada juntamente com pimenta ou gengibre, na relação de 1/2 colher de café de cada. Dessa forma, foi possível verificar que os efeitos benéficos da curcumina são potenciados até 2000 vezes mais! Aqui fica então a sugestão :)

E você, já toma curcuma na sua alimentação habitual? Se não, pensa começar? Conhece alguma receita com curcuma? Deixe o seu comentário! ;)

Comentários

Mensagens populares